Teste A/B: O Guia Básico

Mensurar uma ação de uma estratégia é um dos maiores benefícios que só são proporcionados pelo marketing digital. Ao mensurar algo, você acaba descobrindo se foi bom ou não para o seu negócio. Se alguma coisa saiu errado, você saberá e terá oportunidade de corrigir. Se algo teve um retorno muito positivo, você poderá ver o que pode ser feito para que esse efeito seja maximizado. Mensurar é uma ótima forma de aperfeiçoar suas estratégias de marketing. Este artigo traz uma boa ferramenta com esta finalidade. Mas que é pouco conhecida. Você já ouviu falar sobre o teste A/B? Saiba mais nas próximas linhas.
 

O que é o teste A/B

Uma das melhores ferramentas de mensuração é o teste A/B. Ele pode aumentar sua taxa de conversão em, aproximadamente, 20%. Este teste consiste em testar a forma variável de algo que já existe. Por exemplo, se você oferece ao seu leitor um e-book através de uma landing page. Qual texto de botão vai dar mais resultados? “Submeter” ou “Quero meu e-book grátis”? A grande maioria dos empreendedores não pensaria nisso e erroneamente, sem pestanejar implementariam o primeiro texto e acabaria perdendo dinheiro. São coisas pequenas, que parecem bobas, mas fazem muita diferença.
 

Por que usar o teste A/B

Você pode substituir achismos por fatos

Esta ferramenta vai te mostrar exatamente a realidade. E nada mais do que a realidade. Pare de supor que está fazendo a coisa certa e descubra se está, realmente, de fato, no caminho certo. Quando você sabe o que funciona ou não no seu site de verdade, você pode ir aperfeiçoando cada vez mais até alcançar os resultados que você tanto busca.

Pare de rasgar dinheiro

Sim, enquanto você não começar a substituir seus achismos por fatos, você continuará rasgando dinheiro. Sem a venda dos achismos em seus olhos, você enxergará que certas coisas estão te fazendo gastar desnecessariamente, pois não estão te dando o retorno que gostaria.
 

O que pode ser testado

Qualquer coisa em que você tenha uma versão original e uma versão variável. A lista é grande, mas abaixo você verá alguns dos principais exemplos:

Canais de entrada

Se você tem apenas um canal para conversões, pode estar queimando muito dinheiro. Você pode testar os mais diversos canais e descobrir quais te dão mais conversões e investir em melhorias para maximização dos resultados. Algumas fontes que você pode testar são e-mail e redes sociais.

Cores

Ainda que não pareça, saber escolher as cores do seu site é de extrema importância. Para começar, a paleta deve estar de acordo com o seu público-alvo ou persona. Além disso saber combiná-las a fim de compor um elemento do seu site também é fundamental. A dica aqui é pensar sempre em contrastes. Por exemplo, se você tem um botão com uma call to action em cima de um fundo, você deve buscar por cores que se contrastar. Um fundo azul com um botão laranja seria uma boa pedida.

Formulários

A regra para composição dos formulários aqui é ser o mais simples possível. Trabalhe em prol de um design simples, composto apenas por campos essenciais e que mostre informações relacionadas à privacidade e spam. Em landing pages, por exemplo, os campos essenciais são nome e e-mails. Essenciais, pois eles têm alguma utilidade. Você precisa do e-mail para se comunicar com seu lead, do nome para que possa fornecer um tratamento mais personalizado.

Para este elemento do seu site ou landing page, você pode testar o design, uma seta apontando para ele e o número de campos.

Imagens

Para imagens, especialmente se elas servem de background, há algumas coisas que você pode testar:

  • Imagens contendo pessoas ou produtos
  • Uma ou várias imagens
  • Com homens ou mulheres
  • Coloridas ou em preto e branco

Títulos

O título é muito importante na composição de uma página. É a primeira coisa que uma pessoa lê antes de chegar a um texto, se ela não considera o conteúdo do título interessante, ela nem lê o resto.

Para títulos você pode testar os que trazem descrições negativas e positivas.

Vídeos

Estudos sugerem que vídeos podem ajudar a aumentar a conversão em landing pages. Seguem algumas ideias de variações que podem ser testadas:

  • Clique para dar o play ou reprodução automática
  • Curto ou longo
  • Slides ou alguém falando olhando para uma câmera

 

Ferramentas

Para a grande maioria dos testes A/B é recomendado que seja feito de forma automatizada, através de ferramentas. Veja abaixo as principais:

Google Website Optimizer

É uma boa ferramenta, oferecida pelo Google, que visa analisar páginas que têm por objetivo a atração do público-alvo, como landing pages. Para começar a usufruir deste recurso basta que o empreendedor possua uma conta no Google, que é gratuita. O Google Website Optimizer mostra a reação dos visitantes do seu site relacionadas aos elementos do seu site. É possivel verificar vários elementos simultaneamente, bastando apenas que o empreendedor diga para a ferramenta quais serão analisados.

Google Analytics

O Google Analytics é um mais serviço disponibilizado pelo Google. Já é uma ferramenta que ajuda a mensurar outras coisas, mais o Google adicionou uma função que ajuda nos testes A/B. Ela ajuda o empreendedor a visualizar os resultados de modificações que foram feitas em sua página. Modificações essas que aparecem apenas para uma determinada quantidade de pessoas. Este relatório é a diretriz para que o dono do site refine melhor suas ações. E veja quais são mais agradáveis para os seus clientes.

Ab Tasty

Por um lado, é uma ferramenta democrática, pois não exige conhecimento de programação, já que oferece uma interface bem amigável. Por outro, é um recurso pago. Aceita inúmeras contas para monitoramento e quantidades ilimitadas para alterações. Aceita ligação com o Google Analytics na versão paga.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Tumblr
plugins premium WordPress

Olá, preencha os campos para iniciar
a conversa no WhatsApp!