7 Passos Simples para Evitar Perder Dinheiro Anunciando na Internet

Anunciar na internet pode ser desafiador, ainda mais ao não enxergar resultados, ou pior, não saber onde você pode estar errando. Este artigo é para você que está com este abacaxi na mão e ainda não consegue resolvê-lo. Provavelmente, por algum destes dois motivos citados acima. As coisas ficarão mais claras para você e logo solucionará esta situação.

Muitas vezes, os obstáculos que impedem que anúncios na internet tragam alguma rentabilidade são bem básicos, fáceis de resolver. Vamos a eles:

 

Falta de uma persona

Está aí, uma ferramenta tão simples quanto eficaz e que provavelmente não está entre o seu armamento digital para anunciar na internet. Persona consiste naquele cliente ideal para o seu negócio. Aquela pessoa que te deixaria feliz ao adquirir o seu produto ou serviço.

Mas para encontrar a persona do seu negócio, é necessário que o seu público-alvo esteja bem definido. A partir de todas as informações coletadas dos seus clientes, você dá uma peneirada e encontra a persona dos seus sonhos. Essa persona é um modelo de cliente real. Então ela deve ter nome, idade, status de relacionamento, nível de escolaridade, informações de onde trabalha, o que gosta de fazer, o que odeia, o que ama, seus objetivos e dificuldades. Ou seja, o público-alvo te dá informações de apenas uma pessoa ou grupo de pessoas, já a persona é baseada em uma pessoa especifica que foi “descoberta” através de informações sobre seus clientes.

Com essa informação valiosa em mãos, o seu produto ou serviço pode ser a chave para ajudar o seu cliente a superar uma dificuldade, suprir uma necessidade ou alcançar um objetivo especifico. Assim, você cria campanhas que sejam voltadas especialmente para sua persona, pois com a utilização das informações mais subjetivas de sua persona nos anúncios, seu produto ou serviço fica mais valorizado.

 

A jornada de compra

Jornada de compra nada mais é do que o caminho que o seu público-alvo percorre até comprar o seu produto ou serviço. Entender esse caminho é de fundamental importância, uma vez que o planejamento do seu conteúdo relevante será consumido pelo cliente até que ele decida ou não, pela compra do que você oferece. Para cada estágio dessa jornada, você deve ter um conteúdo relevante bem pensado. Conheça agora os estágios:

  1. Aprendizado e descoberta

Nesta etapa, seu cliente nem sabe da existência da sua empresa. Então, o foco aqui é chamar a atenção dele, de alguma forma, mostrando que ele tem um machucado a ser curado.
Basicamente, você deve ter já escrito aquele conteúdo relevante o suficiente a ponto de ser encontrado por ele. Por exemplo, Ana adotou um cachorro, mas nunca teve um antes. Sua preocupação maior é quanto à prevenção de doenças. Ela quer saber sobre vacinas que ele precisa tomar. Então, se você quer que seu empreendimento seja encontrado por Ana, é bom que você tenha algum conteúdo trazendo o título “Vacinas para cães: Quais são e quando aplicar? ”.

  1. Reconhecimento do problema

Nesse estágio, já estamos falando de leads. O cliente já tema noção do seu problema e que precisa solucioná-lo. É aqui que o seu conteúdo entra: Na solução deste problema. Aqui, o ideal é que você ofereça um material mais conceitual. Por exemplo, um e-book mais elaborado por uma informação de contato do seu cliente.

  1. Consideração da solução

Nessa fase, ainda não há o tão esperado desejo de compra por parte do cliente. Mas ele já sabe que tem um problema a ser sanado. Portanto, está avaliando as possíveis soluções disponíveis no mercado para tomar uma decisão de compra. Seja com o seu negócio ou não. A sua melhor arma aqui é o e-mail marketing. Dispare para o seu cliente e-mails que mostrem, principalmente, que sua marca é referência no que faz. Para isso, aposte em depoimentos de clientes, seus diferenciais, etc.

  1. Decisão de compra

Etapa final da jornada. Aqui, o cliente já está 99,9% decidido pela solução que sua marca oferece. Mas isso não significa que o trabalhou acabou aqui. Pois seus concorrentes sabem dos seus passos. Então, aqui o negócio é agir rápido. Para conseguir aquele 1% que falta e conquistar de vez o cliente, você deve apostar todas as suas fichas na sua equipe de vendas. Com base nas informações dadas pelo lead, a equipe deve oferecer sempre um pontinho a mais, um diferencial. Amostras grátis, uma consultoria, uma visita técnica…tudo isso e mais um pouco é válido. Se o seu conteúdo nutriu adequadamente o seu lead, parabéns! Você conseguiu!

 

O funil de vendas

O funil de vendas anda de mãos dadas com a jornada de compra. Ele te ajuda a não só vender mais, mas também com mais qualidade. Para entender melhor o conceito, imagine um funil, literalmente. No topo dele, ficam as fases de “Aprendizado e descoberta” e “Reconhecimento do problema”. No meio, a “Consideração da solução” e, no final, a “Decisão de compra”.
Ainda pensando no formato do funil, as proporções de conteúdo ideais para cada parte do mesmo é: 80% para o topo e 20% para as partes do meio e fundo. Com esta ideia em mente, você consegue converter visitantes em leads e leads em clientes, com maiores probabilidades de sucesso.

 

Links patrocinados e usuários mobile

Quando você monta suas campanhas para links patrocinados, não raro, você está se utilizando de um computador. Mas será que você formata os seus anúncios levando em conta que, provavelmente, mais da metade dos usuários da internet vêm de dispositivos mobile? Ignorar isso pode significar uma enorme perda financeira, pois se você não cria formatos de anúncios que também possam ser exibidos em dispositivos móveis, certamente ele não será visto por muita gente. E como você já deve saber, quem não é visto, não é lembrado. Mais um ponto relevante é a questão de palavras-chave. Usuários de celulares costumam fazer buscas utilizando palavras mais curtas. As chamadas “short tail”. Então, se você não pensa nesse tipo de palavras-chave, está na hora de rever o que tem feito.
Queremos saber o que você achou dessa publicação! E, se você já está com uma campanha em andamento, mas está com muitas dúvidas, fique à vontade para entrar em contato conosco!
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